Filmes Educativos para Adolescentes

Por ser extremamente dinâmico, instigante e acessível, o cinema é um meio de comunicação com grande potencial informativo. E é por isso que pode atender muito bem às novas demandas educacionais da sociedade moderna! Utilizando-se de diversas possibilidades narrativas, os bons filmes permitem que o espectador se transporte para épocas, locais e culturas diferentes, colocando os recursos audiovisuais do cinema a serviço do processo de ensino-aprendizagem.

Com o poder de despertar emoção, reflexão e conhecimento, a sétima arte se torna então uma preciosa ferramenta pedagógica tanto para os professores como para os pais. De fato, a ficção cinematográfica pode imitar ou ampliar o plano da realidade, produzindo verdadeiras experiências de amadurecimento em uma única sessão. Por intermédio dos personagens e das peripécias do enredo, somos expostos a situações que exercitam o olhar crítico e dilatam nossas percepções.

O que acha então de aproveitar a riqueza e o potencial didático do cinema para aumentar a qualidade do tempo passado em família? Ao adentrarmos na atmosfera dos filmes educativos, podemos assimilar informações históricas, políticas e literárias, além do próprio idioma original de cada produção, que já nos envolve por si só. E se está sem saber por onde começar, não se preocupe. Vamos dar uma mãozinha apresentando aqui alguns títulos que proporcionarão aprendizado em forma de brincadeira para você e seus filhos!

O Menino do Pijama Listrado (2008)
WALL-E (2008)


• Dr. Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Médico Hebiatra (Especialista em Medicina do Adolescente)