Aumento da mama no homem
Adolescência, época de mudanças – Físicas, sociais, psicológicas, emocionais, sociais, sexuais! Dentre as alterações físicas que surgem no adolescente, o aumento da mama no jovem do sexo masculino é uma das que costumam causar muita ansiedade e preocupação.
Embora muitas vezes regrida espontaneamente, sem grandes repercussões, cada indivíduo reage à situação da sua maneira. Por isso, o jovem merece toda a atenção e cuidado nestes casos.
Este aumento pode ser fisiológico no recém-nascido, na adolescência e na terceira idade. No entanto, pode ser patológica em qualquer faixa etária.
Assim que se constata este aumento da glândula mamária no jovem do sexo masculino, é preciso avaliar se se trata de ginecomastia puberal, que é fisiológica, ou de ginecomastia patológica.
Ginecomastia puberal: aumento da mama no adolescente
Não se sabe bem o que causa a ginecomastia puberal na adolescência. Acredita-se que possa estar relacionada com o desequilíbrio dos hormônios sexuais, com proporção menor dos androgênios em relação aos estrogênios.
É muito frequente na adolescência. Cerca de metade a dois terços dos adolescentes normais a desenvolvem.
Classicamente, ocorre no adolescente de 12 a 14 anos. Inicialmente costuma ser unilateral, mas frequentemente há crescimento bilateral, algumas vezes simultaneamente.
Os jovens usualmente referem certa sensibilidade ao tato durante o exame físico. Pode haver dor à palpação ou com atrito da roupa. É importante que haja, ao exame físico, outros sinais de puberdade, que precedem o início do aumento mamário em pelo menos seis meses.
Na metade dos casos, regride espontaneamente em menos de um ano. Em três anos, 90% dos casos se resolvem. Poucos casos persistem até a idade adulta.
Existe algum medicamento para ginecomastia puberal?
Na ginecomastia puberal com diâmetro menor que 4cm, o acompanhamento clínico pode ser suficiente.
Excepcionalmente, principalmente quando o aspecto anatômico causa ao adolescente distúrbio psicológico, pode-se optar pela utilização de medicamentos, como o tamoxifeno ou o danazol, por exemplo.
Quando está indicada cirurgia para correção de ginecomastia puberal?
Quando o diâmetro da glândula mamária ultrapassa 4cm, recebe o nome de macroginecomastia, e mama pode ter aspecto feminino. Regressão espontânea nesses casos é muito improvável.
Cirurgia é a terapia de escolha na macroginecomastia ou quando o tecido mamário esteve presente por mais de quatro anos. Também pode ser indicada quando há repercussões psicológicas importantes.
Ginecomastia patológica
São muitas as causas patológicas: doenças endocrinológicas, tumores, doenças crônicas, doenças genitais, uso de drogas. O seu tratamento requer resolução da patologia de base.
Ela é bem menos frequente do que a ginecomastia puberal. Para seu diagnóstico, são importantíssimos exame físico cuidadoso e anamnese completa. Nos casos duvidosos podem ser necessários exames complementares.
Quer saber mais sobre aumento da mama no homem? Leia o artigo Ginecomastia puberal.
• Marcelo Meirelles
– Médico Pediatra
– Especialista em Medicina do Adolescente